domingo, 18 de março de 2012

Liberdade de expressão, até onde?



De tempos em tempos a sociedade se depara com a dúvida sobre a liberdade de expressão, no Brasil vivemos tempos de trevas com o regime militar que ceifava e limitava os artistas e suas produções, foram tempos muito difíceis, pois o regime caçava todos aqueles que lutavam por uma nova forma de fazer política e um país melhor. Muito sangue foi derramado e muitos guerreiros não foram encontrados, mas no fim “podia-se” dizer aquilo que antes era proibido.
Mas 27 anos depois do fim do golpe militar estamos vivendo, talvez, uma  confusão dessa “liberdade” de expressão, pois  vemos hoje a total liberdade para que se possa denegrir a imagem de mulheres em “músicas” que lotam bailes funk por toda a parte de nosso país.
E quando temos que tratar de assuntos realmente relevantes para toda nossa sociedade vemos o veto dos meios de comunicação que dizem que não é apropriado mostrar,ou quando mostram é de uma forma como se a notícia fosse prejudicial a todos. Vimos recentemente o caso do bairro do Pinheirinho interior de São Paulo, o caso teve poucos dias na mídia e não foram ouvidas todas as partes envolvidas, ou seja quando falamos de manter o status quo em relação a desvalorização das mulheres e transformá-las em meros objetos sexuais está perfeito mas quando temos que falar de algo que realmente importa aos “meros mortais” de nossa sociedade temos que medir nossas palavras para não ofender determinadas camadas da sociedade. Mas nós não temos “liberdade de expressão”?
Ou a “liberdade de expressão” serve, depois de tanta luta, para nos alienar nos mantendo mais afastados da realidade?
Então, faço mais uma vez a pergunta liberdade de expressão até onde?

6 comentários:

  1. Acredito que a "liberdade de expressão" existe! Mas está controlada por grupos minoritários de interesses. O que temos, na verdade, é a reprodução das informações que são veiculadas pelos meios comunicacionais. Tal qual Platão no famoso MITO DA CAVERNA, acredito que vivemos presos acorrentados numa espécie de caverna, o quê sabemos, de fato, são falsas interpretações da realidade...o quê precisamos é nos libertar das correntes, buscar o conhecimento verdadeiro (armamento intelectual) para buscar reverter a condição de "reprodutores" das informações transmitidas para CRIADORES de novas ideias, objetivos e visão de Mundo... veja esse artigo e entenda mais minha posição em relação a "liberdade de expressão"

    http://www.historiaemperspectiva.com/2011/12/quem-controla-no-brasil-liberdade-de.html

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito pela contribuição, e o espaço estará sempre aberto a sugestões, critícas e elegios. Muito obrigado e espero novos comentários!

    ResponderExcluir
  3. " PENSO, LOGO EXISTO".
    René Descartes

    Precisamos exercitar o cérebro! Quando formos capazes de pensar e chegar a nossas próprias conclusões, poderemos fazer o uso devido de nossos direitos e de nos EXPRESSARMOS LIVREMENTE.
    LIVREMENTE.
    É preciso pensar livremente antes de se expressar livremente.

    ResponderExcluir
  4. Liberdade de expressão... conceito dificil de se alcançar, pois vivemos cercado de supressões de direitos, sufocados de deveres. Há democracia de fato onde maioria nao consegue fazer três refeições por dia? como quantificar então a importancia de outro direito, fundamental sim,o de liberdade de expressão? onde a sociedade castra por meio de desinforção e uma maquina estatal massacrante.A base da piramede esta cada vez pior, a segregação por castas desde Brasil colônia faz da liberdade de espressão algo a ser conquistado de fato. Por hora mais massa de manobra de poucos.. disvirtualdo seu principal intuito de construir uma sociedade mais igual.

    ResponderExcluir
  5. Bom primeiro a resposta para a pergunta, a liberdade de expressão vai até o tagencia os interesses de pessoas influentes, quando esses interesses são "ameaçados" sua liberdade termina. Quanto aos tempos atuais vemos que nada mais importa se você tiver feito sexo com 16161991... de pessoas, beber cair e levantar, "pegar" outra pessoal, enfim quanto mais promíscuo mais na "moda" você está mais legal você é, porém ao questionar esses vicios modais você se torna o cara anti-social , chato e dai começa um serceamento da sua liberdade de se expressar, pois se você no minimo não se enquadrar no "padrão social" você é literalmente excluido. Ou seja podemos dizer que a suposta liberdade permeia os iteresses de "lideres" financeiros (aqueles que detém uma grande influencia nos governos e financeiros), ao seu convivio social, a sua classe social, etc.., acho que não existe de fato essa liberdade por que como diz gabriel pensador "você sempre pensa um pouco antes de falar", dai podemos dizer que a mesma existe apenas nos meios que compartilhem da mesma opnião que a sua, caso não esteja nisso ela não existe de fato.

    ResponderExcluir
  6. A consciência do nosso subconsciente deve permanecer inconsciente... Do contrário, estaríamos subvertendo a ordem... Que ordem?
    Que bom seria se todos nós subvertessemos a ordem, pelo menos, de vez em quando...
    Que bom seria se todos nós compreendessemos o real significado de subverter a ordem...
    Talvez assim, entederíamos um pouco mais sobre a tal liberdade de expressão.

    ResponderExcluir